14/04/2015 às 09:27 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:58

Parkinson afeta 1% da população acima de 65 anos

No dia 11 de abril, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1988, a data tem como objetivo esclarecer sobre a doença e sobre as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham mais qualidade de vida. Orientar sobre essa e outras doenças comuns à sociedade pode ser fundamental para que seus clientes busquem ajuda médica no tempo adequado e realize um tratamento responsável.

Dados da OMS mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. A cura ainda não foi alcançada, mas há estudos em nível experimental sobre outras alternativas de tratamento.

De acordo com o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica do Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com Doença de Parkinson, publicado pela portaria nº 228, de 10 de maio de 2010, os medicamentos disponíveis no SUS para o tratamento são: Levodopa/carbidopa; Levodopa/benserazida; Bromocriptina; Pramipexol; Amantadina; Biperideno; Triexifenidil; Selegilina; Tolcapona e Entacapona. A escolha do medicamento mais adequado deverá levar em consideração fatores como estágio da doença, a sintomatologia presente, ocorrência de efeitos colaterais, idade do paciente, medicamentos em uso e seu custo.

Fonte: Folha de Londrina

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Alagoas

  • Endereço:
    Rua Sargento Aldo de Almeida, 91 A - Pinheiro
  • CEP: 57055-510
  • Processo: 049
  • Telefone(s): (82) 3371-3104
    Fax:
  • Email contato: sincofarma-al@fecomercio-al.com.br
  • Presidente:
    JOSÉ ANTÔNIO VIEIRA